15/05/2014

Comunicado à imprensa

COMUNICADO À IMPRENSA – 15 DE MAIO


O protesto realizado pela AFLEX, nos dias 13 e 14 de maio, paralisou 13 postos-chave das missões diplomáticas brasileiras na América do Norte e na Europa, a seguir: o Consulado-Geral em Hartford, Nova York, Atlanta, Houston, Los Angeles, São Francisco, Montreal, Toronto, Londres, Paris, Frankfurt, Bruxelas e Embaixada em Berna.

Houve manifestações em vários postos, com funcionários vestidos de preto, entre eles: Embaixada em Caracas, Roma, Tóquio, Consulado-Geral em Boston, Roma, Washington, Milão, Miami, Lisboa, Genebra, Rotterdam e DELBRASONU. 

Hoje, dia 15 de maio, os funcionários locais retornarão aos seus postos de trabalho e a suas atividades normalmente.

Acreditamos fortemente que paralisação ou greve é sempre o último recurso. Há 2 anos, a Aflex tem demonstrado preocupação com a situação precária dos funcionários locais e no último ano, tentou sensibilizar, sem sucesso, o MRE e outras instâncias governamentais sobre o desgaste do ambiente de trabalho nos postos do exterior, prevendo a demanda aumentada para a Copa do Mundo.

Acreditamos que os problemas críticos denunciados pela categoria através do Manifesto da Aflex, apresentado no dia 13 de maio no Senado Federal pelo Senador Paulo Paim, venha sensibilizar a Presidenta Dilma Rousseff.

Por fim, levando-se em conta que trabalhamos no Ministério “da diplomacia”, apelamos para que se abra um canal de negociação com a Aflex, que o bom-senso e o diálogo prevaleçam evitando-se assim um impasse.

DIRETORIA DA AFLEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário